Cariótipo de Sangue Periférico para Doenças Hematológicas Com Banda G - CSH

Indicação do Exame Indicação do Exame

Este exame é utilizado para auxiliar no diagnóstico de doenças hematológicas malignas tais como leucemias, anemias, linfomas, mieloma múltiplo, trombocitemia essencial, policitemia vera e entre outros. É adequado somente quando existe a impossibilidade de coletar amostra da medula óssea e se ocorre alta porcentagem de blastos circulantes (acima de 20%).

Preparação do Paciente Preparação do Paciente

Não é necessário que o paciente esteja em jejum. Caso o paciente esteja fazendo uso de medicamento (antibiótico), comunicar no momento da coleta. Alguns medicamentos podem interferir no cultivo celular.

Coleta / Amostra Coleta / Amostra

Adulto: 5 a 8 ml.
Recém nato/criança: 2 a 5 ml.
É recomendado que o sangue deva ser colhido em tubo de heparina sódica (tubo de tampa verde ou azul) ou em seringa* heparinizada. Encaminhar a seringa sem agulha, com tampa protetora da mesma, presa com fita adesiva. Identificar a seringa/tubo com etiqueta com os dados do paciente.
*Utilizar preferencialmente seringas marca BD pois não possuem substâncias citotóxicas.

Estabilidade Estabilidade

A amostra deve chegar em até 24 horas após a coleta, e deve ser mantida sob refrigeração (2° a 8°C).

Transporte da Amostra Transporte da Amostra

O envio da amostra deve ser refrigerada em gelo reciclável, sem contato direto com o mesmo para evitar congelamento, que resulta na inviabilidade celular. Enviar junto o pedido médico, bem como o formulário de requisição do Citogene preenchido. Faça o download abaixo.

Donwload requisição de exame

Método Método

Os cromossomos obtidos a partir da cultura direta de linfócitos de células do sangue sem mitógenos, são analisados numérica e estruturalmente, utilizando a técnica de bandeamento G numa resolução de 300 - 400 bandas.

Prazo Prazo

20 dias.

Interferentes Interferentes

Amostra coagulada, com temperatura de transporte inadequada, hemolisada, utilização de anticoagulante incorreto, ausência de blastos na circulação periférica e tempo de estabilidade excedido.

Principais Doenças Relacionadas Principais Doenças Relacionadas

  • Leucemias
  • Linfomas
  • Mieloma Múltiplo
  • Trombocitemia Essencial
  • Anemias refratárias
  • Mielofibrose
  • Policitemia vera
Scroll Up